Em processo de renovação!
EQUIPAMENTOS
A nossa quinta
Centro de Educação Ambiental
Localizado na antiga Casa dos Caseiros ou Casa Velha da Quinta, o Centro de Educação Ambiental tem as seguintes funções: centro de interpretação do que se poderá ver nos trilhos da mata e no resto do espaço da quinta; biblioteca/ecoteca, espaço para exposições e ainda será usado como auditório para projeção de documentários/ações de formação e outras atividades pedagógicas ou lúdicas, laboratório.
Hortas
As hortas são uma área da QEM desenvolvida em duas vertentes: a horta pedagógica, também conhecida como horta mandala, cuja estrutura de camas/canteiros elevados permite a visita e interação com as espécies cultivadas de uma forma acessível a todas as idades, incluindo visitantes em cadeira de rodas. Esta horta assim como as outras existentes, são cultivadas com os princípios da agricultura biológica e biodinâmica.
A segunda zona de hortas, destina-se às hortas familiares e horta comunitária, onde as pessoas que solicitem podem cultivar talhões de cerca de 60 m2 mediante condições previamente estabelecidas. As pessoas que cultivam estes talhões recebem formação na área da agricultura biológica e biodinâmica. A horta comunitária é gerida por um pequeno grupo de agricultores desenvolvendo um espírito de partilha e de equipa em torno da horta.
Mata
Este é o grande espaço da nossa quinta, com cerca de 15 ha de uma floresta mista de sobreiros, carvalhos, castanheiros, pinheiros, medronheiros, eucaliptos, pilriteiros e ainda com vegetação ripícola como choupos, amieiros e salgueiros, e uma diversidade considerável de fetos. Nesta mata correm diversas valas de escoamento de águas de nascente e pluviais, e ainda um pequeno ribeiro permanente que por sua vez alimentam diversos charcos, um fontanário e um tanque de lavar roupa com cerca de 200 anos de existência. Dizem os vestígios de duas antigas azenhas, que estas também seriam movidas pelo sistema de valados antigamente existente.
Nesta mata encontramos diversos ambientes diferentes, de ambientes áridos a zonas húmidas, o que confere numa área relativamente pequena, uma grande diversidade de espécies de fauna e flora. Esta mata assume particular importância como local de refúgio para diversos mamíferos, aves, répteis e anfíbios e insetos. Destacamos a existência de pelo menos três endemismos ibéricos inventariados até à data: o lagarto de água, o tritão palmado e a rã de focinho pontiagudo.
É aqui que são desenvolvidas aulas de natureza e outras oficinas e atividades de ar livre, assim como são desenvolvidos trilhos interpretativos, ou pura e simplesmente podem ser usados como percursos pedestres.
Parque de Merendas
De modo a acolher os visitantes e a possibilitar que possam fazer as suas refeições descontraidamente no meio da natureza foi criado um parque de merendas. O parque está localizado na parte ribeirinha da mata, junto às nossas hortas, onde entre a sombra de salgueiros e o som do ribeiro a correr, tudo acaba por ter outro sabor.