QUINTA ECOLÓGICA DA
MOITA
Um espaço natural para ti
QUINTA ECOLÓGICA DA
MOITA
Quem somos
Criado em 2003, o Projeto Quinta Ecológica da Moita (QEM) orienta-se pelo mote “Aprender, Viver e Cuidar da Natureza”, refletindo o compromisso de reforçar a ligação entre a natureza, a comunidade e o bem-estar. Nesse sentido, promove a conservação da natureza, a educação e o voluntariado ambiental a par de dinâmicas de saúde e bem-estar na natureza. Sustentado pela parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Aveiro e a Associação BioLiving, reafirma-se como um Projeto de impacto social e ambiental.
Às portas de Aveiro, a Quinta Ecológica da Moita é um refúgio natural de cerca de 15 hectares, onde floresta, zonas húmidas, prados silvestres e manchas agroflorestais se unem num mosaico ecológico e paisagístico único.
Assim, a QEM assume como objetivos:
1. Contribuir para a conservação da natureza e gestão integrada da biodiversidade;
2.Valorizar e recuperar uma área que engloba múltiplas abordagens, que passam essencialmente pelo pelo conhecimento e salvaguarda sobre os valores naturais e culturais do território;

3. Facilitar um espaço que possa contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos visitantes, quer do ponto de vista educacional, lúdico, cívico, cultural e até humano;
4. Promover uma ligação de proximidade com a comunidade local;
5. Envolver comunidades mais sensíveis, como os seniores e/ ou com limitações físicas, mentais ou emocionais.
Cartão Amigo da QEM
Ser amigo da QEM é fácil e permite usufruir de benefícios nas diversas iniciativas dinamizadas e oferecidas pela Quinta Ecológica da Moita.
O Cartão Amigo da QEM permite aos visitantes habituais da Quinta Ecológica da Moita uma série de vantagens, nomeadamente benefícios/descontos na participação das diversas atividades, informação privilegiada sobre as atividades e convites para outras atividades paralelas.
A ficha de inscrição pode ser requisitada diretamente na QEM ou via download no site, através do telefone 234940480 ou 919633178 ou do endereço eletrónico quintaecologicadamoita@gmail.com.
Características do Cartão Amigo da QEM
-
Tem o valor de 10€. Obtém-se por solicitação conforme descrito anteriormente
-
Válido por um ano, a partir da data de atribuição, com renovação anual automática;
-
Pessoal e intransmissível.
Benefícios
-
Descontos nas atividades da QEM
-
Receção online da programação da QEM
-
Convites para iniciativas gratuitas
-
Convites para atividades paralelas: tertúlias, palestras, exposições, etc.
-
Desconto de 5% na compra dos produtos de merchandising e ou produzidos na QEM
Voluntariado na QEM
Necessidades de apoio para o projeto
A QEM no seu desenvolvimento dada a dimensão da área florestal e as infraestruturas existentes apela ao apoio de voluntários que tenham gosto por recuperação de natureza e de património edificado. Os voluntários podem inscrever-se numa ou mais equipas, sendo que o ideal seria que os voluntários constituíssem equipas com amigos, colegas ou familiares.
Equipa 1•Manutenção de charcos e ribeiros | Eixo melhoria do ecossistema
Equipa 2•Limpeza e manutenção da floresta| Eixo melhoria do ecossistema e Eixo melhoria de espaços de utilização para atividades
Equipa 3•Intervenção em drenagem de solo e recuperação de levadas| Eixo melhoria de espaços de utilização para atividades
Equipa 4•Preparação da horta pedagógica| Eixo melhoria de espaços de utilização para atividades
Equipa 5•Poda seletiva de heras e infestantes| Eixo melhoria do ecossistema
Equipa 6•Manutenção de trilhos| Eixo melhoria de espaços de utilização para atividades
Equipa 7•Apoio na construção de equipamentos e infraestruturas de apoio| Eixo melhoria de espaços de utilização para atividades
Funcionamento do voluntariado
A QEM tem um programa de voluntariado que se desenvolve segundo dois âmbitos principais: recuperação de património natural e edificado. A acção dos voluntários ainda se estende por colaboração em tarefas de manutenção da horta pedagógica e no apoio logístico/pedagógico em atividades.
O horário semanal para acções de voluntariado é:
2ª a 6ª feiras das 9:00 às 17:00
Sendo que é o voluntário escolhe o horário que pretende fazer assim como a quantidade de tempo que pode dar. Caso colabore, uma manhã ou parte da manhã e resto da tarde, a QEM assegura o almoço dos voluntários.
É incluído um seguro a cada voluntário.
Para melhor funcionamento nas primeiras vezes em que os voluntários vêm devem avisar pelo menos com antecedência de 24 horas.
É incluída formação de utilização de ferramentas.
Estamos também abertos a solicitações de empresas, instituições e organizações que queira desenvolver ações de voluntariado com os seus colaboradores.
Horários e preços
Horários
Horário de funcionamento: Por marcação
Preços
A anunciar em breve
Parceiros
Uma iniciativa

